quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Fóruns de Discussão

Lembram-se?
 
Recentemente fui adicionada a um grupo no facebook que relembra um fórum que frequentei mais ou menos entre 2000 e 2004 ou algo assim. Este fórum teve início ainda no mIRC da PTnet e durou bastante tempo. Antes deste fórum, que frequentei mais tempo, ainda andei meio 'camuflada' por outros, a ver o que se fazia, falava, discutia, etc.. Relembro com alguma saudade o tempo dos fóruns, dos tópicos, do offtopic (que normalmente irritava os administradores e os levava a bloquear/apagar posts), daqueles momentos em que se falava de tudo e de nada (ou escrevia), de ficar à espera de uma resposta, de tudo...
 
Considero que os blogs tiveram início nos fóruns! Realmente havia muita gente nos fóruns que escrevia bem, tinha necessidade de exprimir opiniões (que podiam ou não agradar a outros) e não serem censurados, daí alguns membros de fóruns terem criado blogs para eles próprios gerirem os seus 'escritos' sem serem censurados por isso.
Eu considerava um fórum um hobby e lembro-me muito bem de verificar todas as mensagens, ver o que tinha lido e não tinha lido, moderar os tópicos que me estavam atribuidos enquanto co-administradora e, tal como muitos membros, também eu me senti censurada e a um certo momento decidi que era tempo de sair. Mas admito que sinto saudades daqueles tempos, não havia cá facebook, o Hi5 era uma coisa recente ou apareceu já andávamos naquilo e o Netlog era algo que quase ninguém tinha... Era algo muito à frente, realmente era!
 
Segundo uma breve discrição da Wikipédia:
Fórum de discussão é uma ferramenta para páginas de Internet destinada a promover debates através de mensagens publicadas abordando uma mesma questão. Também é chamado de "comunidade" ou "board".
Organização das mensagens: Os fóruns de discussão basicamente possuem duas divisões organizacionais, a primeira faz a divisão por assunto e a segunda uma divisão desse em tópicos. As mensagens ficam ordenadas decrescentemente por data, da mesma forma que os tópicos ficam ordenados pela data da última postagem.
 
Imagem exemplo de um fórum:
Imagem retirado da Wikipédia
 
E memórias boas/más de fóruns há por aí? 

Sem comentários:

Enviar um comentário

"Thank you, come again!"