quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Meninos e Meninas, não mentir no CV, sim?



Voltemos à parte do mentir no CV como referi aqui… Pois, sim, eu sei, claro, muita razãozinha sim senhora, não se deve mentir nos CV’s! Com toda a certeza!! Mas, há aquelas pequenas mentiras que às vezes são necessárias para sermos chamados para uma entrevista sequer…
Sim, eu também sei que há mentiras grotescas que são apanhadas em qualquer CV, como por exemplo ter 21 anos e 5 anos de experiência como Director da Fábrica X. Já vi uma coisa assim parecida um dia nas minhas voltas pela internet e é, literalmente, de morrer a rir. Mas há sempre uma ou duas mentirinhas piedosas que se podem colocar num Curriculum Vitae que não magoam ninguém… Não é bem mentir, é mais ocultar! Ora então é assim:

Mentira nº 1 (é ocultação sim!):
Na fase em que atravessamos, deparamo-nos muitas vezes com empregos para os quais não é necessário licenciatura ou mestrado e, muito menos, doutoramento. Assim, para se candidatarem a esses empregos podem omitir as vossas habilitações mais elevadas, principalmente se desenvolveram alguma actividade entretanto. Claro que é necessário uma actividade, porque o que se responde quando o recrutador/entrevistador pergunta “Então diga-me o que fez entre a data X e Y?”, não se pode responder nada, fica no mínimo, como hei-de dizer isto de uma forma suave… MAL! Por exemplo, a minha pessoa tem três CV’s sempre prontos a serem alterados (sim, convém personalizar cada CV e carta de apresentação para cada instituição/candidatura de emprego que enviem) no qual um diz verdadinhas e no outro falta o mestrado. Como sempre trabalhei enquanto tirei o mestrado, é muito fácil de justificar o que foi feito, ou melhor, nem perguntam o que fiz porque está lá! O terceiro CV tem…

Mentira nº 2:
Ocultação do facto de estarem a trabalhar! Podem colocar como final do contrato o mês anterior e suspeitas nenhumas serão levantadas… Claro que não se podem descair! Há erros fatais a não cometer, como por exemplo enviar CV para duas posições diferentes com datas diferentes, ou uma com data de fim e outra sem data de fim, ou enviar em datas diferentes (semanas ou meses de diferença) e ter datas de fim completamente distintas, etc.. Há que ter o máximo de atenção a estes pormenores pois podem custar-vos o facto de serem ou não seleccionados. Se forem seleccionados como descalçam a bota? Simples! Muito poucos empregos chamam a pessoa para iniciar funções de um dia para o outro, há sempre tempo que é dado. Assim, garantam que têm dias de férias para poder gozar se isso acontecer! É chato? Sim é! É necessário poupar os dias de férias ao máximo, ou então podem sempre pagar à casa, como se costuma dizer.

Espero que tenham gostado deste post, não é muito educativo, mas tem umas dicas, quiçá preciosas, nos dias que correm!

Inté,
Pituxa

Sem comentários:

Enviar um comentário

"Thank you, come again!"